12.10.16

Hortelã-Pimenta

O óleo essencial de Hortelã Pimenta é tão eficaz nas dores de cabeça quanto o paracetamol e com vantagens!
O óleo essencial de hortelã pimenta (Mentha piperita) é conhecido há muito tempo na aromaterapia para o tratamento de dores de cabeça, seja na forma de inalação ou uso tópico puro nas têmporas, nuca e áreas de tensão/dor. Um estudo científico com 41 pessoas comprovou que o óleo de hortelã não só ajuda a reduzir as dores de cabeça ocasionadas por tensão nervosa, mas chega a ser tão eficaz quanto o paracetamol1,2.
O óleo de hortelã pimenta foi diluído em álcool a 10% e aplicado ao longo da testa e têmporas com repetição após 15 a 30 minutos. Houve redução na intensidade das dores após 15 minutos da aplicação que continuou por mais de 1 hora de observação.
O estudo também concluiu que não houve diferença entre o uso do óleo de hortelã pimenta ou l.000mg de paracetamol, considerando a vantagem do óleo essencial não apresentar a hepatotoxidade do paracetamol e ser relativamente barato.
O óleo de hortelã alivia as dores de cabeça aumentando o fluxo sanguíneo para o local da aplicação e gerando um efeito de frio duradouro na pele ocasionado por uma alteração estérica de canais de cálcio em receptores de frio. Também há a inibição não competitiva da seratonina e da substância P indutora da contração muscular que gera tensão e dor2.
Apesar de não ser tão eficaz quanto o óleo de hortelã pimenta, recentemente também foi demonstrado numa pesquisa que envolveu 47 pacientes, que o óleo de lavanda também pode ser útil no alívio das dores de cabeça via inalação. Divididos em dois grupos, um que inalou óleo de lavanda por 15 minutos e outro óleo mineral, o grupo da lavanda relatou considerável melhoria nos sintomas da dor.

Por Fabian Laszlo
Fonte: http://www.officinalisaromaterapia.com/

_____________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário