12.10.16

Copaíba (Copaifera Officinalis)

Copaíba (Copaifera officinalis)

 


  • O óleo de copaíba constitui material resinoso extraído por meio de uma incisão no tronco da copaibeira, que ocupa a região Amazônica e está presente em todo o Brasil. Pode chegar a medir 35 metros de altura
  • Seu nome é de origem guarani, e é também conhecido como bálsamo de copaíba. Os índios da Amazônia utilizavam o óleo para untar o corpo depois dos combates para curar as feridas.
  • O óleo de copaíba é uma verdadeira farmácia natural. É considerado um milagre da mata, e já salvou a vida de muitos índios e caboclos.
  • Tudo indica que o uso deste óleo veio da observação do comportamento de certos animais que, quando feridos, esfregavam-se nos troncos das copaibeiras.
  • Os índios o utilizavam principalmente como cicatrizante e no umbigo de recém-nascidos para evitar o mal-dos-sete-dias.
  • Os colonos descobriram outras aplicações, utilizando-o como antisséptico das vias urinárias e respiratórias, particularmente bronquites.


Conceito-chave: presença/ antinflamatório


A copaíba sofre com o desmatamento, adulterações e biopirataria.
A ação anti-inflamatória da copaíba é duas vezes maior que a do diclofenaco de sódio, segundo estudos realizados na USP. E possui baixa toxicidade e alta eficácia.
Na medicina popular do Brasil têm sido indicado como anti-inflamatório, antibiótico, antimicótico, cicatrizante, expectorante, vermífugo e antitumoral.
Em algumas regiões, o chá da casca é bastante utilizado como anti-inflamatório. É ingrediente indispensável nos xaropes e lambedores expectorantes na região norte.
O Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Rio de Janeiro, já comprovou o poder antitumoral desse óleo em tubos de ensaio e em testes com animais, falta agora completar o teste com seres humanos.
A copaíba já se revelou capaz, também, de impedir o crescimento do trypanosoma cruzi, protozoário causador do mal de Chagas, uma doença que atinge oito milhões de brasileiros e contra a qual não existe ainda uma droga eficaz. P
por fim, além de sua fama como infalível antisséptico, cicatrizante e anti-inflamatório, pesquisadores e cientistas avançam na criação de um creme vaginal destinado a combater os vírus do HPV, causadores do carcinoma do colo do útero (um problema que atinge cerca de 30% das mulheres brasileiras).


Óleo essencial da copaíba


Após a retirada do óleo resina (bálsamo) do tronco com o trado, este é destilado por arraste a vapor.
Concentrações elevadas de OE (componentes voláteis) e mais baixas de OV (ácidos graxos). O óleo essencial é mais anti-inflamatório que a copaíba bálsamo e pode ser usado internamente.
Seu aroma amadeirado reconforta e auxilia o processo de centramento.
É o óleo da presença e da segurança. Traz para o aqui/agora, limpa a mente
Na perfumaria botânica é usado como fixador de aromas.
Antioxidante, rejuvenesce a pele, previne seu envelhecimento precoce, reduz manchas e evita a formação de rugas prematuras.
Dá brilho à pele.
Cicatrizante e anti-inflamatório, útil para tratar bursite, tendinite, ferimentos, herpes, lábios rachados, psoríase, frieira, úlcera e gastrite.
Funciona como desintoxicador orgânico multifuncional. Age limpando, harmonizando, equilibrando e fortalecendo os nove sistemas do organismo humano, é o mais poderoso antibiótico e anti-inflamatório natural que se tem conhecimento no planeta.
Sua ação purifica, restaura e fortalece os sistemas da seguinte forma:
Circulatório: Previne varizes, derrame e infarto. Age também equilibrando o colesterol e triglicérides, limpa o sangue e as veias.
Digestório: Protege a mucosa gástrica, melhora a digestão quando ingerido após as refeições, combate gastrites e úlceras.
Estrutural: Além de fortalecer todo o sistema, contribui de forma eficaz na eliminação de dores musculares, fortalece e lubrifica as articulações, previne e combate a artrite, artrose, fortalece a coluna.
Glandular: Limpa as trompas, ovário, útero. Previne e combate miomas e cistos. Fortalece e harmoniza as glândulas e a próstata.
Imunológico: Fortalece todo o sistema para evitar e combater às doenças.
Intestinal: Limpa e fortalece todo o sistema. Age contra a prisão de ventre, intestino preso.
Nervoso: Equilibra, harmoniza, age contra a ansiedade, estresse, depressão, insônia.
Respiratório: Limpa e fortalece as vias respiratórias. Age contra bronquite, asma, sinusite, rinite, pneumonia, pigarros, ótimo no combate aos efeitos nocivos do tabaco.

Uso externo: cicatrizante de feridas, eczemas, psoríases e urticárias, poderoso repelente de insetos.        

Uso interno para tratamento: adultos 6 gotas dissolvida em meio copo de água, 1 vez ao dia. Crianças: a partir dos 5 anos de idade, 2 a 3 gotas dissolvida em meio copo de água, 1 vez durante o dia.

Como tomar o óleo de copaíba de maneira simples e objetiva sem qualquer risco a sua saúde:

Antes de mais nada é preciso que façamos o nossos organismo se acostumar com o óleo de copaíba, para isso devemos começar a tomar o óleo de copaíba em doses pequenas. Devemos, portanto, dividir o primeiro mês em cerca de quatro semanas, para fins de desintoxicação, vale frisar que o óleo de copaíba não possui quaisquer efeitos colaterais, porém, ele é proibido para gestantes, como qualquer outro medicamento, sendo natural e/ou não, diga-se de passagem. O consumo do óleo de copaíba deve ser suspenso sentido qualquer nível de hipersensibilidade.

Na primeira semana da ingestão do óleo de copaíba tome uma gota ao dia, de preferência após o café da manhã; Na segunda semana tome duas gotas ao dia, sendo a primeira após o café da manhã e a outra após o almoço; Na terceira semana, deve-se ingerir uma gota após o café da manhã, uma após o almoço e outra após o jantar; Na quarta semana inicia-se a dose normal, que é de duas gotas de óleo de copaíba, três vezes ao dia, sendo duas após o café da manhã, duas após o almoço e duas após o jantar. Após a quarta semana pode-se tomar, também, seis gotas uma única vez ao dia, seja pela manhã, à tarde ou à noite, escolha a melhor opção que se adapte da melhor forma possível com o seu cotidiano.

Observações:
- Não aplicar na região próxima dos olhos.
- Gestantes e lactantes não fazer uso.
- Percebendo algum sintoma alérgico suspender o uso.

recomendações de usos

Doenças reumáticas: 20 a 30 gotas do óleo essencial em 30ml de óleo de sucupira. Massagear as regiões doloridas.
Bronquite, asma, pigarros: Usar 6 a 8 gotas em 1 litro de água fervente. Inalar por 15 minutos cobrindo a cabeça com uma toalha. Massagear peito e costas com 2 gotas em um punhado de óleo vegetal.
Sinusite:1 gota para cada 5 gotas de óleo vegetal. Faça massagem nos seios nasais evitando a região dos olhos.
Urinário: Limpa, protege e fortalece todo o sistema. Age contra infecções urinárias, corrimentos, catarro na bexiga.
Micoses: 1 a 2 gotas direto no local. Escalda-pés: 5 a 8 gotas em uma bacia de água morna.
Inflamação: Faça compressas com 2 gotas em um pano embebido em água.
Queda de cabelo: 1 gota em um punhado de Shampoo. Massagear o couro cabeludo e enxaguar. 20 gotas em 100ml de água. Borrifar no couro cabeludo e deixar secar.
Rugas e manchas senis: 30 gotas em 30 ml de óleo de rosa mosqueta.
Banho: coloque 1 gota na bucha e massageie o corpo todo, ou na banheira, 5 gotas.
Aromatização: aromatize o ambiente colocando 5 gotas em um aromatizador elétrico e complete com água. Ou coloque de 15 a 20 gotas em 500ml de água e borrife no ambiente.
Escalda-pés: em uma bacia de água morna, acrescente 10 gotas de óleo de copaíba.
Massagem: 30 gotas de óleo de copaíba em 60ml de óleo vegetal.
O uso do óleo de copaíba complementará o tratamento feito por médico ou terapeuta.

Fonte: http://www.officinalisaromaterapia.com/

_________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário