11.11.16

Palmarosa

Cymbopogon martinii é uma espécie de capim pertencente à família do capim limão, mais conhecido como palmarosa. A planta é nativa do sudeste da Ásia, especialmente da Índia e Paquistão, e é muito cultivado pelo seu óleo.
Por conter alto teor de geraniol, ela se tornou popular na indústria de cosméticos por conta do seu aroma doce. E assim se tornou um excelente substituto do óleo de Gerânio e o de Rosas, por conta de seu valor mais acessível.
Mas a palmarosa não deve ser visto somente como um componente para fabricação de perfumes, cremes e sabonetes. Suas propriedades medicinais merecem atenção por sua contribuição à saúde humana. O óleo essencial de palmarosa é um excelente citofilático, ou seja, é um regenerador de tecidos que promove a renovação de células, levando a cicatrização de feridas e combatendo os sinais de envelhecimento. É também considerado útil no tratamento de infecções cutâneas em geral. É ainda um hidratante para tratamento de pele, mãos, pés, rosto e lábios. Recupera o equilíbrio de líquidos e estimula a secreção natural de oleosidade, o que torna este óleo adequado para a pele seca. Além de ajudar a potencializar absorção dos nutrientes dos alimentos pelo corpo, esse óleo estimula a secreção dos sucos digestivos, facilitando, assim, o processo de digestão. É igualmente eficaz contra agentes patogênicos na flora intestinal. Pode ser útil, portanto, em casos de disenteria e também tem efeito fortalecedor sobre os músculos do estômago. O óleo essencial de Palmarosa combina bem com os óleos essenciais de gerânio, grapefruit, sálvia esclaréia, gengibre, ylang ylang, sândalo, tangerina, alecrim, lavanda, louro, laranja e petitgrain. Modo de uso: Aromatizador (aproximadamente 9 gotas). Banhos (20 gotas após encher a banheira, dissolvidas em uma colher de sopa de óleo vegetal). Compressa (5 a 10 gotas em 1/2 litro de água). Inalação (2 gotas em um lenço ou inalador com água).Massagem (25 a 50 gotas em 100 ml de óleo vegetal). Fonte: E-mail André Ferraz - 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário